Com uma proposta bem diferente do que o nome Fila Racer Knit Energized dá a impressão, esse tênis me surpreendeu muito em um ponto, mas em compensação deixou vários outros a desejar.
É sempre muito bacana ver um tênis que foi produzido aqui no Brasil, com um preço mais acessível de R$399,99 e podendo ser encontrado em promoção atualmente.

Não existe mais aquela preocupação se conseguimos fazer um produto bom ou não, porque em qualidade de material e construção ele não desaponta.
A questão é que esse tênis chega com a nomenclatura racer e energized, mas não oferece motivos para merecer tais “adjetivos”. Nada melhor que falar da minha experiência para explicar exatamente o que quero dizer com isso.
Cabedal
Pode ser bem difícil de reparar pela foto, mas a primeira reação que tive ao pegar o Fila Racer Knit Energized na mão foi que eles deveriam ter me mandado o número errado. Olhei na parte interna e vi que se tratava do tamanho correto.
Tive essa impressão pelo fato da forma do tênis ser extremamente larga. Sem exageros. Esse tênis deve acomodar com folga até mesmo quem reclama que todos os tênis são estreitos. Inclusive parece uma daquelas variações de largura de toebox que encontramos em alguns modelos nos Estados Unidos.
Nesse momento que nós chegamos ao cabedal, que por ter sido colocado em uma forma tão larga, carrega a difícil tarefa de precisar oferecer um ajuste perfeito. Não é isso que acontece.

Começando pelo lado positivo, o acabamento em knit é muito bem estruturado e oferece uma ótima ventilação para a região do dedos. Na ponta do tênis existe uma duplicação com um tecido mais rígido que oferece proteção aos dedos.
Na verdade a forma ser larga desse jeito nem chega a ser um problema, a questão é que o cabedal faz um péssimo trabalho de ajuste. Em um calçado assim, seria mais interessante um knit que já ficasse mais agarrado ao pé.
É um tanto quanto óbvia a inspiração nos modelos da Nike e Adidas, que tentam oferecer um apelo mais casual, o que eu chamo de tênis híbrido. Tanto serve para a corrida quando para o dia a dia.
Essa inspiração também aparece no calcanhar que faz uma curva para fora, para junto do clipe de contraforte, oferecer um ajuste sem incomodar a região do tendão. É inclusive nessa parte que existe preenchimento de espuma, porque o restante do cabedal é quase que puro knit.
Justamente nesse ponto que mora o meu problema com a nomenclatura racer no nome do tênis e também com a Fila colocando ele na categoria performance no release do produto. Com 374g no tamanho 43, fica difícil pertencer a essa prateleira.
Entressola
Por enquanto foi uma chuva de críticas, mas quando eu penso nessa entressola, só consigo fazer elogios.
Com uma proposta de densidade dupla e com o pé penetrando um pouco a entressola, semelhante ao Skechers GOrun Forza 3, a pisada desse tênis me chamou a atenção por ser confortável na medida certa.

Com o energized no nome é normal pensar em algo mais responsivo e firme, só que na prática é muito mais macia do que o termo promete. Até que oferece uma boa responsividade para esse nível de conforto, mas na minha opinião confunde o fato de carregar o mesmo termo que o Fila Kr4 carrega destacado na entressola.
No entanto, a família é composta pelo Fila Fr Light Energized e Fila Fr Trainer Energized. Acho engraçado esse aqui levar o racer no nome quando é o que menos aparenta ter essa característica.
Independente dessa confusão de nomenclatura, essa é uma entressola que salvou esse tênis de levar uma nota baixa nessa análise. O que falta de ajuste é compensado com uma tecnologia muito interessante.
A maneira que as duas densidades da entressola foram colocadas parece fazer toda a diferença. Ele até possui boa flexibilidade na lateral, mas os pontos de flexão só estão no mediopé, uma vez que a parte mais grossa próxima ao calcanhar é bastante rígida.
Minha experiência foi ótima, com bastante conforto sem perder muita responsividade, proporcionando uma ótima transição na passada. Só fiquei desejando um conjunto melhor.
Solado
Outro complemento importante e do mesmo nível que a entressola foi a durabilidade e grip que o solado do Fila Racer Knit Energized oferece.
Essa foto mostra o solado depois de mais de 50km rodados, e ele parece estar absolutamente intacto. Sem dúvida a durabilidade não vai ser problema nesse modelo.

Pude testar ele na chuva e também fiquei contente com a segurança que ele passa. O único incômodo presente era do encaixe do tênis, mas a sola conseguiu me deixar preso ao chão sem derrapar.
Ele acaba por ser um tênis da categoria de amortecimento e perfeito para corridas mais longas. Apesar de ser mais barato que outros modelos, eles não economizaram nesse ponto, agregando mais valor ao produto.
Cadarço, língua e palmilha
Nessa última parte que o conjunto volta a pegar, e tudo tem a ver com a minha experiência de ajuste nesse modelo.
A língua, ou melhor, falta dela, me desagradou bastante. Esse tipo de design funciona melhor quando o tênis fica bem ajustado ao pé sem precisar de mais nada.

Ela lembra muito outros modelos que não experimentei da Nike e Adidas, mas posso dizer que nesse caso achei alta demais e senti que me incomodou um pouco durante a corrida.
O cadarço desse tênis também não ajudou por conta de como foi pensada a amarração. É possível deixar o tênis preso ao pé, mas ainda assim senti um pouco de folga na região do peito do pé. Ele não pode ser usado sem palmilha, mas ela é bem macia e confortável.
Fila Racer Knit Energized vale a pena?
Muitos dizem que a primeira impressão é que fica, mas nesse primeiro Fila que eu tive a oportunidade de correr posso afirmar que não é o caso. Na verdade, a entressola me intrigou e me surpreendeu tanto que fiquei ansioso para correr com os outros tênis da marca.
Difícil não deixar ele marcado por um ajuste bastante comprometido e pela entressola excelente. Essa foi a minha experiência com ele, cheia de altos e baixos.
Não entenda isso como um estímulo para evitar esse tênis, mas sim para você provar bem ele antes de partir para a corrida. Muito provável que já consiga perceber “de primeira” se ele é pra você ou não.
O maior erro na minha opinião foi tentar vender como um tênis de performance para o dia da corrida, o que mostrei que não é verdade. Se eles ajustassem o discurso por trás do tênis já seria meio caminho andado.
Me resta ficar curioso para saber se serão capazes de corrigir algumas mancadas e trazer um tênis super competitivo para o mercado em uma próxima geração.
Nota Final
Ficha técnica:
- Peso: 207g (nº 36) / 300g (nº 40) / 374g (nº 43)
- Tamanhos: 34 ao 44
- Cores: preto, azul, vermelho e rosa
- Drop: 10mm
- Categoria: amortecimento
- Preço de tabela: R$399,99
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