A internet facilitou o acesso de muita coisa nos últimos anos, mas não há dúvidas que o campo da medicina e saúde virou de cabeça para baixo. Não precisamos mais depender apenas dos profissionais da área, porque nós mesmos podemos ter acesso aos estudos mais recentes. Um assunto que tem ganhado bastante espaço é o banho frio.
Apesar de existir um apoio bastante contundente da ciência por trás da exposição à água fria ou gelada, meu objetivo vai ser falar sobre a minha experiência. Comecei a tomar banhos frios por uma razão e acabei encontrando um benefício que eu não esperava.

Portanto, entenda esse artigo como puramente pessoal, embora eu acredite que possa servir de exemplo para muitas pessoas. Gostaria muito que você tomasse coragem para enfrentar a água fria por alguns dias, e vou explicar o porquê.
A razão do meu banho frio
Uma das minhas características é ser um baita de um “pão duro”. Volta e meia eu me pego num desafio próprio para economizar em alguma coisa. Foi então que apareceu a oportunidade perfeita: o aumento da conta de luz no mês de Novembro.
O calor geralmente traz o aumento do gasto de energia elétrica. São ventiladores, ar condicionado, geladeira no máximo pra conseguir resfriar e o bendito chuveiro que acaba sendo requisitado mais vezes. Como na minha casa o chuveiro é elétrico, ele corresponde a uma parcela significativa da conta. Por isso eu me fiz o seguinte desafio: quanto será a redução na conta de luz se eu tomar banho frio todos os dias por um mês?
Mesmo conhecendo e já tendo lido alguns estudos sobre os benefícios do banho frio para a saúde, a razão que estimulou minha tentativa foi pura e simplesmente a economia de dinheiro. Isso mesmo, não foi o estímulo da queima de gordura e nem para melhorar minha imunidade.
O resultado na conta do mês seguinte foi uma economia de uns 15%. Nada mal para uma casa com duas pessoas. Por incrível que pareça, não foi isso que me manteve até hoje tomando banhos frios. Por volta de 100 dias. Sem pausas e nem desculpas. Só banhos de água fria.
Banho frio no verão: assim fica fácil
Se você notou que eu comecei em Novembro, justamente na época que começa a intensificar o calor, esteve certo em pensar que foi mais fácil. Na verdade, tinha dias em que a água não estava fria o bastante. Sem dúvida foi um estímulo a mais para começar.
Não há nada de errado em querer aproveitar uma situação favorável para inserir algo novo na rotina. Alguns podem dar o nome de trapaça, mas eu prefiro estratégia. O problema é se planejar e preparar para o depois.
Mesmo que os 100 dias de banho frio tenham sido predominantemente quentes, já enfrentei aquele banho de noite em que eu queria arrumar uma desculpa para fugir. Com um dia nublado e uma noite abaixo de 20º C, a temperatura está amena e a água bem mais fria.
Esses dias em que o banho frio era um verdadeiro incômodo, um baita de um sofrimento, foi quando eu descobri o maior benefício que eu estava tendo com aquilo.
O maior benefício do banho frio que não aparece em nenhum estudo
São poucos os dias suficientemente quentes para um banho frio ser relaxante desde o início. Nos outros dias, o começo é sempre um sofrimento. Não diria que acostuma, porque quando eu entro no chuveiro (sempre de uma vez só, molhando o corpo inteiro) ainda sinto a respiração ficar ofegante e o coração batendo mais forte. Seu corpo faz de tudo para se aquecer.
Depois de uns 30 segundos você começa a suportar. Embora o sofrimento não dure o banho todo em todas as vezes, não passo dos 5 minutos. Normalmente, aquele banho quente e relaxante durava por volta de 8 a 10 minutos.
Aí você pode estar se perguntando, por qual razão eu continuo fazendo isso. Minha resposta é bem simples: pelo desafio. Não quero dizer que “nossa, eu sou aquele que se desafia todos os dias”, longe disso, mas o aprendizado que vem junto.

Nós sempre nos deparamos com situações que procuramos evitar. Para alguns pode ser falar em público, fazer uma ligação para uma pessoa que você nunca conversou, pensar o que falar no primeiro encontro e por aí vai. O banho frio é exatamente uma dessas situações para mim. Não é agradável e nem relaxante, mas é algo que eu preciso enfrentar.
Tenho tido vários benefícios, alguns mais notáveis que outros, mas esse me impressionou. Parece que eu tenho estado mais preparado para enfrentar situações em que eu antecipo como ruins, difíceis ou pouco prazerosas. Venho conseguindo enfrentar alguns obstáculos com mais facilidade, afinal, todo dia antes de dormir eu enfrento aquela ducha gelada. Só que é exatamente ela que muda a minha maneira de pensar.
O tempo ainda está colaborando. Não sei se vou manter isso por muito mais tempo. Por enquanto, enfrentar isso todos os dias e fazer o “sofrimento” ser cada vez menor, tem me ensinado muito. Vamos ver se conseguirei enfrentar 365 dias de água fria. Podem ser 365 dias mais produtivos e de mais superação. Que tal se desafiar por um mês e ver o resultado?
Boa tarde mesmo
Ao pesquisar em setembro/2020 sobre os benefícios do banho frio, deparei-me com o 1° item de 15 dos benefícios. E qual era esse benefício ???.
Força de vontade. Parei e não li os demais.
Até hoje, 01/11/20, temperatura de 19° tomo banho frio. O pós banho é de uma indescritível sensação de bem estar. Incomparável.
Obs: na minha juventude, dos 11 aos 18 anos sempre tomava banho frio. E não era por força de vontade não. Era pq não tinha água quente mesmo. Ou seja, a minha pele agradece hoje. Tenho hoje 67 anos.
Eu comecei antes de hj vai fazer 3 dias eu estou com um pouco mais de vontade pra fazer as coisas e quando eu entro chuveiro uso um controle de respiração que mantém meu corpo calmo
Vou começar com o desafio hoje, as expectativas são graaaandes!
Opa! Depois conte um pouco da sua experiência.
Tbm começei a tomar banha na agua fria , mas fiquei puto pq meus tios estao me zoando , falando que : “e normal vc acorda com o pau duro” “muito calor em” “vc se limpa direito” cara nao da para explicar os benefícios q a agua fria da , estou muito melhor com força de vontade , muito melhor emocionalmente e foda se eles , continuarei .
Eu começo com a temperatura ambiente no chuveiro e no final com o o chuveiro desligado com a água super fria, já nos primeiros três dias percebi que minhas espinhas no ombro sumiram e algumas regiões vermelhas na pele também, além do mais estudar depois do banho gelado é ótimo pois a atenção melhora bastante, e por último não menos importante fazer exercícios físicos e logo em seguida tomar uma ducha gelada ajuda na recuperação muscular os jogadores de futebol por exemplo depois do jogo entram em uma piscina gelada uma curiosidade hahahahah
Banho frio é maravilhoso eu tomava quando tinha 14 anos,agora to voltando aos 20,teve anos q dei uma recaída, mas irei começar a partir de segunda método wim hof..bora lá, lembro q ficava imune de acne e cabelo maravilhoso
Isso foi uma coisa que eu reparei também, a pele melhora bastante. Quanto ao cabelo fica difícil eu afirmar qualquer coisa, porque mal deixo ele crescer.
Você disse especificamente de acne, e não senti diferença nisso. O que mais afeta espinhas e coisas do tipo, no meu caso, é a alimentação.
Rafael, à princípio o meu propósito foi o mesmo q o seu(diminuir gastos por valor d energia ser um absurdo!)rs.. então tomei a mesma atitude, só q pra eu ter a certeza d q conseguiria ñ ligar o chuveiro, retirei e coloquei aquela ducha d piscina(sabe?)kkkk… com isso estou há exatos 5 meses, sem problemas, tomo meu banho à qualquer hora, pensei q fosse enfrentar torturas, mas sabia q estou tirando d letra!?. Enfim, banho frio é show por todos os motivos! Adeus banho quente!!♀️.
Felizes somos nós!! Abraço e Sucesso!!
Olha, Inês, se isso não é determinação, eu sinceramente desconheço o significado da palavra (haha). Acho que assim como você, devo levar esse hábito para a vida toda, sem me culpar por tomar uns banhos quentes em dias mais frios.
Felizmente, nosso clima ajuda muito nesse sentido. Me recuperei de um resfriado recentemente e hoje matei a saudade com um banho frio, e havia me esquecido como dá um gás para enfrentar o dia.
Obrigado pelo comentário e sucesso pra você também!
Também fiz isso, mas começando em janeiro/19. É realmente um desafio a cada dia, mas não falhei um dia sequer. Sigo firme! E o mais engraçado é que a gente pensa “ok, hora do banho… Vish…”, aí na hora o nervoso é maior que a sensação em si. Sinto que as expectativas pré banho são piores que o banho propriamente dito…
Depois do banho a sensação de prazer é impressionante!
Quero completar pelo menos 365 dias, mas quem sabe nao vira um hábito pra vida?
Sem dúvida, a antecipação do banho é sempre bem pior que a realidade. Engraçado que serve até de analogia pra vida, mas mesmo depois de tantos banhos frios a expectativa negativa ainda é grande (ainda mais agora com o inverno chegando) e depois de um minuto embaixo da água, vem aquele pensamento “nossa, como eu exagero”.
Boa sorte nos possíveis 365 dias, Natalie, porque eu já sucumbi em alguns momentos e nos últimos dias que tomei mais banhos quentes, curiosamente fiquei gripado.
Acredito que pra mim já é pra vida e por enquanto eu estabeleço que se estou sofrendo demais por antecipação, vou logo no banho quente, que por sinal tem sido bem mais rápido. É aquilo, não acostuma, mas eu sinto que me faz muito bem.
Tbm começei a tomar banha na agua fria , mas fiquei puto pq meus tios estao me zoando , falando que : “e normal vc acorda com o pau duro” “muito calor em” “vc se limpa direito” cara nao da para explicar os benefícios q a agua fria da , estou muito melhor com força de vontade , muito melhor emocionalmente e foda se eles , continuarei .
#DesafioACEITO!
Cobrarei uma atualização sobre isso!