Não faltam artigos e reportagens onde aparece a afirmação de que correr emagrece, mas não é bem assim. Depois de perder mais de 10kg desde que comecei a correr, vou contar os mitos e verdades de perder a barriga correndo.
Vou te poupar dos números gastos em determinado tempo de corrida, porque isso não interessa. A corrida é de fato uma das atividades aeróbicas que mais queima calorias. O que a maioria não conta é que a corrida sozinha não emagrece, e sim o que a gente come.
O que muda quando corremos?
A partir do momento em que você começa a correr, seja na esteira ou na rua, é muito comum se empolgar com seus avanços na corrida e diminuir exageros na comida.
Semana passada você só conseguia correr durante 10 minutos e agora já consegue 20 minutos. Nosso corpo reage de diversas maneiras com esse ânimo e evolução rápidas, e sem perceber mudamos alguns hábitos alimentares.
Todo mundo vai atribuir qualquer perda de peso ao fato de você ter começado a correr. Isso é normal e vai ser sempre assim, até porque é mais difícil aceitarmos que podemos perder peso sentados em casa.
Quando comecei a correr, mal conseguia aguentar muito tempo e praticamente só caminhava. Sem perceber, comecei a tirar o exagero de comer uma bisnaguinha com Nutella de madrugada, e maneirava na quantidade das refeições. Explico melhor sobre isso no artigo onde falo como a corrida mudou a minha vida.
Você começa a ter fôlego para correr cada vez mais tempo, gasta mais calorias por conta disso e ainda ingere uma quantidade menor de comida. Sem contar quando ao mesmo tempo resolvemos aderir à uma alimentação mais saudável com uma redução de açúcar, por exemplo.
Se mudássemos hábitos alimentares sem fazer exercícios, considerando alguém que esteja acima do seu peso ideal, perderíamos peso do mesmo jeito. No entanto, qualquer um que já tentou isso sabe o quanto pode ser difícil.
Correr oferece o estímulo necessário para o corpo acelerar a perda de peso e para a cabeça não se perder numa possível mudança de dieta.
Como engordar correndo
Existe o lado da balança que a maioria daqueles que falam de correr para emagrecer ignoram: correr para comer.
Esse objetivo pode ser perigoso para a balança. Apesar da corrida trazer vários benefícios à saúde, principalmente cardíaca, você pode ser um belo de um corredor e mesmo assim ganhar peso.
Falo com experiência própria, já que prefiro falar daquilo que aconteceu comigo. Aumentei a intensidade dos treinos (esse é o nome da corrida quando você vicia haha), mas passei por alguns problemas pessoais que me fizeram descontar na comida.
Resultado: engordei alguns quilos em apenas uma semana.
Não adianta focar só na corrida e ignorar o resto, infelizmente nem tudo é preto no branco.
Correr ou caminhar?
Se você está pensando em começar a correr e nunca fez isso antes, saiba que não vai conseguir de cara. Por isso, não é demérito algum caminhar.
Na verdade, quanto mais acima do peso você estiver, mais indico a caminhada. Só o fato de caminhar vários dias da semana, vai te ajudar bastante na manutenção do peso.
Correr acima do peso pode gerar um estresse muito grande das articulações e aumentam as chances de aparecerem problemas médicos leves ou graves, é melhor não jogar nessa loteria. Por isso, se concentre na perda de peso e então comece a se desafiar na corrida.
Para ajudar iniciantes no esporte eu escrevi um post para falar exclusivamente de como começar a correr, para que seu futuro na corrida seja promissor.
Correr emagrece barriga, define ou ganha massa muscular?
Pode acontecer tudo isso junto, mas dificilmente apenas com a corrida.
Você vai ganhar massa muscular e definir principalmente a perna (quadríceps e panturrilhas), por ser o membro mais exigido. Poderá perder barriga, mas para deixar ela definida vai ser preciso também de musculação.
Não é preciso ir na academia, mas só o fato de pesquisar e fazer bons exercícios abdominais podem fazer uma diferença enorme na aparência do seu “tanquinho”. Além disso, fortalecer o core também vai te auxiliar demais na corrida.
Portanto, não tem segredo. A corrida sozinha não vai garantir que você emagreça e se não se cuidar para evoluir aos poucos, o risco de lesão é grande.
Encare a corrida como uma evolução lenta, mas que poderá trazer benefícios gigantescos ao longo do tempo.
É possível perder peso em menos de um mês correndo e mudando a alimentação, mas pense em fazê-lo aos poucos para você se acostumar e manter um peso mais equilibrado e uma vida mais saudável por bastante tempo.
Eu comecei a caminhar há 1 ano,estava bem acima do peso,já perdi uns 15 kg num nesse período,essa semana comecei correr aos poucos e pra minha surpresa consigo correr quase todo o percurso que apenas caminhava. Realmente é necessário perder um peso antes , até para adquirir resistência, estou amando e mim sinto empolgada em correr. Porém já vejo a flacidez aparecendo por conta da idade também (41 anos) . Então está chegando a hora de iniciar a musculação ,mesmo a contra gosto ,mais penso que será necessário. Emagrecer é um conjunto ; cabeça,corpo e mente .
Bom dia
Meu nome é Fábio,e iniciei uma mudança em minha vida no dia 02 de Fevereiro de 2020,onde resolvi correr,e fiz uma dieta por conta própria,onde logo em 1 mês, eliminei 10kg.Em 3 meses já havia perdido 30 kg, daí comecei a fazer uma reeducação alimentar,onde hoje me sinto outra pessoa.Inclui a musculação,e completamente corro todos dias, viciei na coisa,kkkkk
Maravilhoso
Hoje invisto na corrida,com tênis,estudo e procuro levar uma vida saudável,a cada dia aprendo mais,e quero continuar aprendendo,e torcendo para o retorno das corridas de rua para dar mais um salto nesse processo.A alimentação é muito importante,e necessário, completamente tirei da minha vida,.açúcar, refrigerante, embutidos, margarina,frituras,entre outros…onde não me faz falta alguma
Amo correr
Muito bom ler sobre os benefícios da corrida.Em 2020 com a pandemia ,em maio resolvi colocar esse esporte em minha vida.No começo foi difícil eu apenas trotava e caminhava e a medida que os dias passavam o meu condicionamento melhorou e comecei a correr uma hora por dia. Eu dei uma boa afinada e me senti muito melhor e além de ter melhorado as dores de minha coluna. Viciei em correr , completei 9 meses de corrida e não quero mais parar. E detalhe não voltei mais paea a academia. Eu corro e no final faço uns agachamento livres , uma flexão de braco , prancha e a longo.Pode ser que eu ainda volta para a academia quando passar essa pandemia porque sou mulher e já tenho quase 52 anos e vou precisar fortalecer a musculatura. Estou muito feliz em praticar esse esporte.Ele se tornou como prioridade em minha vida.