Quando decidi falar de corrida no site, acabei me esquecendo de um assunto muito importante quando queremos nos comunicar com o público que ainda não está acostumado: como começar a correr.
Já entrei em um assunto muito importante para iniciantes, que muitas vezes buscam o esporte para perder alguns quilos. O tema foi abordar se correr emagrece e como isso funciona, abordando mitos e verdades.
No entanto, o foco hoje é para ajudar quem gostaria de começar a correr, seja na rua ou esteira. Pode parecer um tema bobo, até porque para corrermos basta acelerar os passos e aumentar a velocidade. Só que precisamos preparar nosso corpo, aos poucos, para um esforço que ele pode não estar habituado.

Não ignore a caminhada
O maior erro que um corredor iniciante pode cometer é pensar que a caminhada não ajudará na evolução da corrida.
A ideia é tratar como iniciante, qualquer pessoa que não esteja acostumada a correr por períodos mais longos de tempo. Podemos usar 15 minutos como uma medida mínima.
Não interessa se você é um esportista experiente em outro esporte, não subestime o impacto que a corrida pode exercer no seu corpo. Ela trabalha grupos musculares específicos e pega pesado com ossos e articulações, em uma intensidade bastante alta.
Para progredir no esporte com mais saúde e menos lesões, saiba que será preciso paciência e tenha em mente que é muito importante intercalar corridas bem curtas com caminhadas.
Foque no tempo, não na distância
Uma vez que você entendeu que o sucesso para iniciantes demanda paciência, no início a sua busca deve ser pelo tempo corrido, e não pela distância que você consegue correr.
É comum nos compararmos com uma amigo ou conhecido que faz determinada distância em determinado tempo. Isso determina o ritmo ou pace da corrida. Não se engane (como eu já fiz), você pode ter uma evolução acelerada, mas é muito provável que as dores no corpo a acompanhem.
Como intercalar caminhada com corrida é a maneira mais saudável, tente se desafiar para ver quanto tempo consegue correr durante o exercício, mesmo que separado em pequenas sessões de corrida.
Até que experimente correr, você nunca saberá o quanto isso pode ser agradável.
Jack Daniels, no livro “Fórmula de corrida de Daniels”.
No começo vai ser difícil, mas em duas semanas já será possível enxergar os resultados. Pode se exercitar todos os dias, e de acordo com o que li de especialistas, entre 30 e 40 minutos seria o ideal.
Lembre-se de que você não precisa voltar exausto todos os dias. Jack Daniels, autor do livro Fórmula de Corrida de Daniels, ressalta bastante o fato de respeitarmos a intensidade dos treinos. Ele comenta que o ideal é 70% de sua prática de exercícios semanal ser realizada numa intensidade fraca e 30% de intensidade média a alta.
Esse livro me atentou para vários fatores importantes que não devemos desconsiderar quando começamos a correr e também para atletas amadores com mais experiência.
A importância do vestuário
A corrida pode demandar muito de qualquer um, só que acima de tudo ela pode e deve ser prazerosa. Se fizer tudo certo e cuidar do seu corpo, aquilo que você veste ainda pode te atrapalhar.
Isso é assunto para serem abordados até com mais profundidade, só que existem algumas regras que podem ajudar na hora de decidir o que usar quando for correr sozinho ou sozinha.
Evite roupas e acessórios 100% algodão. Ele só é confortável quando se está parado, porque o atrito com meias, camisetas e peças íntimas de algodão podem causar feridas na pele em lugares bastante incômodos, como virilha e pé.
Pode parecer balela ou marketing, só que muitos produtos com o “selo” running tem realmente uma justificativa para existirem e costumam ser indicados.
As dúvidas aparecem aos poucos
É absolutamente normal se sentir inundado por tantas informações para uma coisa que parecia ser tão simples.
A medida que você aumentar seu tempo e intensidade na corrida, outras coisas vão começar a aparecer para se preocupar, isso é normal.
Não vem tudo de uma vez, e com dedicação e atenção ao seu corpo, os obstáculos ficaram mais simples e agradáveis de serem enfrentados.
Eu tento correr, começo caminhando, mas o que me incomoda muito é que fico sem ar. Não sei respirar pra correr.
Essa é a minha maior dificuldade.
Boa noite, Laysa!
Você não está sozinha nessa, porque eu tive um pouco de dificuldade no começo também. O que me ajudou vou expirar duas vezes e inspirar duas vezes, respirações curtas e rápidas. Treine enquanto anda e tente continuar quando estiver correndo.
Na primeira semana eu precisava ficar me lembrando disso, mas agora já é quase automático e melhorou bastante. Vale a pena procurar dicas no YouTube, mas se o problema persistir, consulte um médico para ver se tem alguma coisa a mais nisso aí. Ou procure o médico antes de qualquer coisa né.
Otima matéria pra nós que estamos iniciando!!!
Obrigado pelo comentário, Roberto. Espero ter ajudado nesse seu início da corrida. É só o começo, tenho certeza!