Não é a primeira vez, e nem deve ser a última que eu falo deles aqui, mas confesso que o Nubank me surpreendeu com o lançamento do empréstimo pessoal. Ele chegou com a proposta de simplificar o processo e deixar tudo bem claro na hora de pegar dinheiro emprestado. Agora, vamos ver se é isso que acontece na prática.
O empréstimo pessoal costuma ser realizado em um momento onde as pessoas estão mais vulneráveis, e muitas empresas se aproveitam disso para tentar ganhar alguma vantagem. Nesse momento que a proposta do Nubank é muito bem-vinda, porque você faz tudo através do aplicativo. Uma dádiva não precisar interagir ou negociar com qualquer ser humano que sempre aparenta querer ‘passar a perna’.
No momento em que escrevo esse artigo, apenas clientes que já possuem o cartão de crédito Nubank e tem acesso à NuConta que foram liberados para testar. Muito provável que com o passar dos meses, todos os clientes da conta digital tenham esse recurso liberado.

Empréstimo pessoal Nubank
Uma vez que o recurso é habilitado em seu aplicativo, você deverá receber uma notificação no celular e/ou um e-mail informando sobre a liberação. Como de costume, aparecem algumas telas que dão um resumo do que se trata. A partir daí, surge um atalho na tela inicial do aplicativo e na área da NuConta para os empréstimos.
Sempre ficamos com o ‘sensor de suspeitas’ aguçado quando o assunto é dinheiro, e o Nubank tem uma excelente oportunidade por aqui. Isso porque o empréstimo pessoal deveria ser bem simples: uma pessoa precisa de dinheiro e pede emprestado, com uma data para devolver acrescido de juros.
Quando você passa pelo processo inicial e o produto é apresentado, consegue ver logo em seguida o limite disponível e na mesma tela os empréstimos vigentes que possam existir na conta. No meu caso o limite inicial é de R$5.000,00, mas existe variação de um cliente para outro.
Simulador de empréstimo no aplicativo
O primeiro sinal da simplicidade e facilidade do entendimento de como tudo funciona está no simulador de empréstimo do Nubank. Quando se inicia o processo, a primeira coisa que ele faz é perguntar o motivo. Basta selecionar para entrar no simulador.
A tela já é preenchida com um valor de empréstimo que você pode mudar até o limite da sua conta. O interessante dessa ferramenta é que fica bem fácil visualizar as mudanças nos valores das parcelas conforme você muda o valor total do empréstimo. Depois de colocar o valor total, também é possível alterar o número de parcelas que deseja pagar, com o mínimo de 1 e máximo de 24 parcelas.

Na minha conta o empréstimo está com juros de 1,70% e 2,00% ao mês (pode haver variação). Quanto mais parcelas, menor será a cobrança de juros. Outro detalhe bem legal nessa tela é que já é possível visualizar a data do pagamento da primeira parcela e o total do empréstimo que deverá ser pago. Essa data pode ser alterada, e assim que outro dia é escolhido, o valor total do empréstimo é atualizado.
O Nubank acertou a mão no visual desse simulador. Ele é intuitivo e fácil de entender. Pode ser que ele mude no futuro (o que torna meu trabalho de atualizar os artigos mais difícil), só que para um começo já é mais do que suficiente. É notória a preocupação com a experiência do cliente por aqui.
Contratação final do empréstimo
Como o intuito é realmente ser transparente, assim que você dá prosseguimento e encerra a simulação, aparece no topo da tela seguinte o valor total do empréstimo e da dívida a ser paga. No restante da página também é possível conferir as datas exatas de todas as parcelas a serem pagas.
A informação clara dessa maneira ajuda bastante quem está pegando o empréstimo, dessa maneira a pessoa consegue se organizar e planejar todos os pagamentos com antecedência.
No rodapé dessa página está o link para visualizar os custos detalhados. Nessa tela fica mais simples entender a incidência do IOF no empréstimo e também o cálculo de tudo a ser pago. A clareza é tão grande que eles até colocam entre parênteses o valor em percentual dos juros em relação ao valor do empréstimo.
Para dar prosseguimento é só selecionar “ver condições” que aparecerá o contrato simplificado. Outro detalhe interessante é que se você estiver no topo do contrato, aparece na parte de baixo a mensagem “leia tudo antes de contratar”. Assim que você desce até o final do contrato aparece a opção de finalizar o pedido de empréstimo.
Uma das vantagens é a rapidez no recebimento do empréstimo. Logo que você termina todo esse processo o valor é depositado imediatamente na sua NuConta. Se você já tiver o cartão de débito do Nubank, já poderá usar seu saldo.
Destaques do contrato
Cada parcela do empréstimo será cobrada através de débito automático que o Nubank fará na sua NuConta. Portanto, é muito importante ficar atento ao saldo disponível, porque no caso de valor inferior à parcela haverá cobrança de juros acumulados, juros de mora e multa.
Em até 7 dias corridos poderá haver desistência do pedido de empréstimo, uma vez que o valor seja devolvido ao Nubank. Existe também a possibilidade de liquidar a dívida a qualquer momento, sendo cobrado apenas os juros proporcionais apenas ao período decorrido, além do equivalente ao IOF.

Dentro do aplicativo eles colocam um contrato simplificado, e ao final oferecem o link para o contrato completo que você pode encontrar nessa página. Essa seria a minha única crítica, porque optaram por colocar um contrato simplificado que acaba sendo incompleto, ao invés de oferecer o completo logo de cara.
No contrato completo eles colocam de maneira clara que uma vez em que um pagamento estiver atrasado, eles podem debitar no momento em que houver saldo suficiente. Ou seja, se você recebe um depósito de alguém, ele pode ser absorvido pelo Nubank antes mesmo de você poder utilizá-lo. Eles também se reservam no direito de bloquear outros serviços da empresa.
Por isso, é imprescindível que o contrato completo seja colocado direto no aplicativo. Da maneira que se encontra atualmente, só estimula-se a leitura pela metade e entendimento parcial. Acredito que as pessoas gostariam de saber que também é possível que o Nubank antecipe o vencimento do empréstimo no caso do nome do contratante passar a constar em órgãos de restrição ao crédito como SPC e SERASA.
Vale a pena pegar empréstimo no Nubank?
Se o objetivo do Nubank com os empréstimos pessoais é oferecer uma maneira simples e clara de pegar dinheiro emprestado, eles definitivamente tiveram sucesso. Confesso que por nunca ter feito empréstimo, não tenho parâmetro de comparação, no entanto, é suficiente dizer que as ferramentas disponibilizadas com o simulador, atendem às necessidades.
A única mancada que eu identifiquei durante o processo todo foi ao final, com a questão do contrato simplificado no aplicativo. Seria interessante que isso fosse alterado, mas caso isso não aconteça, o aviso está dado.
Como ao final de tudo eu não contratei efetivamente um empréstimo, faço o convite para que você compartilhe sua experiência com o serviço de empréstimos do Nubank ou de qualquer outra empresa.
Deixe uma resposta